Networking
CONCEITOS DE NETWORKING
1 O que é networking?
Networking é criar e manter relacionamentos lucrativos, tendo o significado oriundo do inglês: Net = rede e Work = trabalho (com um sentido mais amplo é considerado qualquer aplicação de energia orientada para um propósito específico).
Foi quando as primeiras estações de televisão americanas começaram a retransmitir suas imagens para todo o país que surgiu o termo “Networking”, para definir esse esforço conjunto de difusão.
Existem três tipos de pessoas: as que fazem acontecer, as que assistem aos acontecimentos e as que estranham o que aconteceu, se a pessoa é do tipo que faz Networking, ela certamente já está acostumada a ser o líder da sua vida e conhece quem faz o mesmo, seja no plano pessoal ou profissional, o indivíduo precisa do próximo para se realizar, e a recíproca é verdadeira. Conhecer pessoas e deixar que elas a conheçam é o ponto de partida do processo.
Ter uma rede de relacionamentos significa estar rodeado de pessoas que nos desejam sucesso, saúde e segurança, tanto na vida pessoal, quanto na profissional, pessoas que estejam sempre dispostas a ajudar, compartilhar idéias, reconhecer nossos esforços e, quando apropriado, a nos desafiar a voar mais alto.
1.1 Marketing X Networking
Networking não é uma técnica de marketing ou de vendas, muito menos um modo de conseguir um patrocínio para algum projeto. Na verdade, é a reunião dessas atividades inter-relacionadas, que funcionam muito melhor juntas do que separadas.
O marketing é o começo de tudo, uma campanha de promoção integrada, projetada para chamar a atenção, já o Networking é o que mantém o foco na conquista do objetivo, pois promove uma conexão personalizada com quem pode desejar o que se tem e também com quem se toma as decisões ou que nelas desempenha um papel importante no processo de decisão.
A área de vendas, por sua vez, faz o link entre a solução e o problema. Depois que o