NETSHOES
NETSHOES
Iniciou com apenas dois vendedores e dois sócios no fundo da garagem. Tudo estava indo muito bem até que decidiram iniciar as vendas no comércio eletrônico e a Netshoes estava sendo lançada ao mundo. A empresa dobrou o tamanho em 2009, faturava R$ 155 chegando a R$ 1 bilhão, resultado dedicado ao marketing e diversificação de produtos. Estreando também no mercado internacional.
No início o produto poderia demorar semanas para chegar à casa do consumidor, hoje dura dois dias ou até algumas horas. O cliente entra no site, escolhe o produto e fecha o pedido, e em segundos, ele chega ao centro de distribuição, onde um funcionário retira manualmente a encomenda da gôndola, utiliza-se esteira para o produto chegar ao caixa, e para que não conste mais no estoque estas mesmas esteiras levam o produto à área do empacotamento, onde é manualmente colocado em caixa e embalado. Dali, as esteiras levam o pacote à agência dos Correios ou aos caminhões dos parceiros de logística. No dia seguinte, o cliente recebe o produto em casa. No fim de 2009, o americano Tiger Global Management, adquiriu 47% da Netshoes. Com um capital bem avantajado iniciou o processo de revisão de toda a sua operação, começando a resolver os problemas da área de TI, e investiu na sua própria infraestrutura. Criou uma diretoria dedicada apenas a afinar a organização interna da Netshoes durante seu crescimento. O objetivo, dela, era dar vazão à crescente lista de melhorias exigidas pelos acionistas. Criou o sistema 3D, que indica ao cliente o modelo mais adequado. É uma tecnologia que os concorrentes ainda não têm.
As 6 razões de sucesso da empresa é treinamento interno, ela cria seus profissionais ao invés de contratar profissionais experientes. Remunera-os muito bem para que os mesmos se mantenham na empresa. Para atingir o publico que não tem intimidade com a internet ela apostou no poder do futebol na TV, colocando anúncios no