Netqueta
Assim como na vida real todos devem manter um padrão de comportamento aceitável, o mesmo também vale para a internet!
A Netqueta, ou Netiqueta, é um conjunto de boas normas para melhor convivência entre as pessoas na rede mundial de computadores.
Como no mundo real, existe a linguagem falada e além dela, é possível se expressar por gestos, entonação na voz, olhar, etc; o mundo virtual acabou anexando uma linguagem que transcende a linguagem escrita, podendo se utilizar de símbolos, os vulgos emotions, letras em caixa alta, aspas, em substituição às limitações físicas que o contato virtual impõe.
Ao mandar e-mails, dependendo da importância e do destinatário é imprescindível antes de tudo colocar um assunto, pois um e-mail sem assunto pode ser confundido desde uma mensagem sem importância ou uma propaganda, mala direta ou até os famosos spams, que originariamente significa presunto com pimenta e na rede a palavra começou a ser usada para designar propagandas que chegam de forma indesejada ou transportam vírus em virtude de uma apresentação do grupo de comediantes ingleses Monty Python na década de 70.
Ao escrever um e-mail, sempre deve-se usar uma saudação e, se necessário, alguma mensagem que alerte sobre um arquivo anexo, que pode ser uma foto ou algum tipo de documento para evitar algum tipo de constrangimento. Na escrita do texto, em se tratando de um e-mail para um desconhecido ou de um assunto mais sério, é sempre recomendado evitar abreviaturas, grandes textos, palavras chulas, gírias além de se utilizar de uma linguagem mais correta. Na separação entre os parágrafos, como a função de tabulação é algo meio incômodo, na linguagem virtual é utilizada uma linha entre os blocos para sinalizar um novo parágrafo. E também não se pode esquecer da despedida!
Ao receber e-mails, deve-se evitar demorar em responder, além de manter as formas citadas no parágrafo anterior de