neoliberalismo
As principais características são conhecidas como: predomínio do mercado , a privatização, o corte dos gastos públicos, a politica repressiva.
O predomínio do mercado: com a liberalização do comércio e dos fluxos de capital e a pouca intervenção do governo no mercado.
A privatização: política de privatização de empresas do estado e dos meios de produção.
O corte dos gastos públicos: redução das políticas sociais e dos gastos públicos, diminuindo os investimentos de base em educação e saúde, gerando novas políticas sociais paliativas, que apenas amenizam e não resolvem os problemas existentes.
Politica repressiva: imposição de impostos e redução dos direitos sociais. Nesse estágio do capitalismo há aumento da pobreza, da desigualdade, violência, criminalidade e conflitos sociais.
2- Explique seus antecedentes históricos (liberalismo)
Os antecedentes históricos do liberalismo são dois: o liberalismo político e o liberalismo econômico dos séculos XVIII e XIX. Sobre o liberalismo político, podemos dizer que ele se fundamentou numa ética individualista, com origens na reforma protestante e depois se baseou na filosofia hedonista, que dizia que o ser humano devia buscar o prazer e evitar a dor. Nessa época, o objetivo do Estado era a defesa do indivíduo, da propriedade privada e do trabalho. Sobre o liberalismo econômico, podemos afirmar que seu principal representante foi o economista Adam Smith, e ele possui os mesmos fundamentos do liberalismo político. A diferença consiste na concepção liberal de Smith, que considerava a competição derivada do individualismo positiva para a sociedade. Ele acreditava que os capitalistas e os trabalhadores investiriam o capital ou o trabalho onde fosse mais produtivo e isso favoreceria a economia como um todo. A “mão invisível” dirigiria o jogo da livre oferta e demanda do mercado, se autorregulando, tornando o Estado desnecessário. As duas visões do