neoliberalismo
UNIFAI
CAPITALISMO, GLOBALIZAÇÃO, NEOLIBERALISMO E MOVIMENTOS SOCIAIS.
SÃO PAULO
2014
AILA REGINA DE LIMA
CAPITALISMO, GLOBALIZAÇÃO, NEOLIBERALISMO E MOVIMENTOS SOCIAIS.
Trabalho de avaliação parcial, do 4º semestre, do curso de Serviço Social.
SÃO PAULO
2014
INTRODUÇÃO
Em Movimentos sociais do início do século XXI, Gohn nos mostra o comprometimento que tem com a verdade e com a criticidade estudando a realidade social brasileira desde 1974, sempre sob o ponto de vista da organização da sociedade civil e suas lutas em busca de melhores condições de vida, construção de direitos sociais, repúdio às injustiças, desigualdades, discriminações e combate a todo tipo de violência. discursiva, aplicada também à filosofia jurídica, pode ser considerada em prol da integração social e, como consequência, da democracia e da cidadania.
Historicamente os movimentos sociais sempre existiram porque representaram forças sociais organizadas, e o passado tem grande influência, dando sentido a lutas presentes, apesar da adversidade das situações atuais.
1. MOVIMENTOS SOCIAIS NA ATUALIDADE
Movimentos sociais são ações sociais político e culturais que viabilizam distintas formas de organização e expressões de uma população afirmando que os movimentos sociais da atualidade atuam por meio de redes sociais, internet, etc. Os movimentos sociais são o coração, o pulsar da sociedade.
Para melhor entendimento destaco o as diferenças dos movimentos sociais hoje existentes:
Movimentos sociais conservadores: construídos com base em ideologias não democráticas, que podem levar ao terrorismo e negam a ordem social vigente.
Movimentos sociais progressistas: agenda emancipatória, diagnóstico da realidade social, constroem propostas, atuam em redes, articulam ações coletivas que lutam pela inclusão social,