Neoliberalismo e a Globalização
Advento das Grandes Navegações, quando ocorreu um incremento do comércio entre as mais diferentes partes do globo.
2. Qual a relação do neoliberalismo com a globalização da economia? A globalização da economia é uma consequência de fatos que veem se desenvolvendo historicamente, desde o século XVII, com o advento do Iluminismo. Sendo a origem e evolução dos fatos transmitida através de filósofos, sociólogos e economistas que produziram teorias e conceitos sobre o mercado, bem como o comportamento deste com relação às políticas individuais e coletivas no decorrer do tempo. O neoliberalismo abre a liberdade econômica regulada pelo próprio mercado, havendo em algumas situações a necessária intervenção política do Estado para disciplinar essas operações econômicas, assim, evitando o desequilíbrio, financeiro, entre as negociações.
3. O que vem a ser neoliberalismo? O neoliberalismo pode ser uma corrente de pensamento e uma ideologia, ou seja, uma forma de ver e julgar o mundo social ou um movimento intelectual organizado, que realiza reuniões, conferências e congressos.
4. Quais são os efeitos para economia mundial sobre o processo da globalização econômica?
Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém-saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Neste contexto, entra a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite etc. Barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas.
5. Quais as consequências para o Brasil do processo da globalização? A exclusão se fez consequência