neoliberalismo e globalização
Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. Alguns falam em “aldeia global”, pois parece que o planeta está ficando menor e todos se conhecem (assistem a programas semelhantes na TV, ficam sabendo, no mesmo dia, o que ocorre no mundo inteiro). Um exemplo : ‘’Você vê, hoje, uma indústria de automóveis que fabrica um mesmo modelo de carro em montadoras de 3 países diferentes e os vende em outros 5 países. As empresas não ficam mais restritas a um país, seja como vendedora ou produtora”.
2- Cite dois aspectos positivos e dois negativos da atual globalização.
Positivos:
Maior eficiência nos investimentos, direcionando aos recursos existentes para as oportunidades mais produtivas;
Disponibilidade de instrumentos para melhor gerenciamento de riscos financeiros, por parte de governos e empresas.
Negativos:
Aumento do desemprego estrutural;
Aumento das desigualdades sociais com o acesso a novas tecnologias restrito a quem tem condições financeiras.
3-A globalização provoca uma homogeneização do espaço geográfico? Justifique.
A globalização é seletiva, pois escolhe alguns lugares, certas atividades, determinados setores e alguns grupos ou segmentos sociais para serem mundializados e desfrutarem de inegáveis benefícios. Assim, enquanto muitos lugares e grupos de pessoas se globalizam, outros, às vezes, bem próximos, ficam excluídos do processo. Além disso, ela tem provocado uma imensa concentração de riqueza, aumentando as diferenças entre países e, no interior de cada um deles, entre classes ou segmentos sociais.
4-O que representa a aldeia global? Ela resulta de quê?
Reflete a existência de uma comunidade mundial integrada pela grande possibilidade de comunicação e informação que resultou dos avanços da mídia eletrônica, como o rádio e a televisão e, mais recentemente, dos sistemas de informática, como a Internet. Os avanços tecnológicos