Globalização e neoliberalismo
Globalização e Neoliberalismo
Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. Alguns falam em “aldeia global”, pois parece que o planeta está ficando menor e todos se conhecem(assistem a programas semelhantes na TV, ficam sabendo no mesmo dia o que ocorre no mundo inteiro). O conceito globalização surgiu em meados da década de 1980, a qual vem a substituir conceitos como internacionalização e transnacionalização, porém se voltarmos no tempo podemos observar que é uma prática muito antiga. A humanidade desde o início de sua existência vem evoluindo, passou de uma simples família para tribos, depois foram formadas as cidades-estado, nações e hoje com a interdependência de todos os povos do nosso planeta, chegamos a um fenômeno natural, denominado de "aldeia global".Globalização ou mundialização é a interdependência de todos os povos e países do nosso planeta, também denominado "aldeia global”.
Neoliberalismo é um termo pejorativo usado para descrever uma corrente de pensamento político que defende a instituição de um sistema de governo onde o indivíduo tem mais importância do que o Estado (monarquia), sob a argumentação de que quanto menor a participação do Estado na economia, maior é o poder dos indivíduos e mais rapidamente a sociedade pode se desenvolver e progredir, para o bem dos cidadãos.
Neoliberalismo é a quando o governo interfere um pouco nas empresas e indústrias privadas , se fosse liberalismo as empresas atuariam sem nenhuma intervenção do governo se a intervenção fosse total seria quase um regime socialista.Isso tem tudo a ver com a globalização pois com o neoliberalismo a empresas estrangeiras podem atuar em outros países com pouca intervenção do governo.
Fontes de pesquisas:
http://orbita.starmedia.com/achouhp/geografia/globalizacao.htm