Neoclassicismo
Características Históricas
O neoclassicismo foi um movimento artístico surgido na Europa por volta de 1750, durando até meados do século XIX. Este movimento teve como objetivo principal resgatar os valores estéticos e culturais das civilizações da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). Surge como reação ao Barroco. O período de permanência do movimento está nos fins do século XVIII e início do século XIX, neoclassicismo (neo=novo), movimento artístico e cultural reflexo da ascensão da burguesia manufatureira e mercantilista do período da Revolução Francesa e do Império de Napoleão.
O que alavancou o novo estilo foi a descoberta de Pompéia e Herculano que datam de 79 a.C e foram cobertas pelas lavas do vulcão Vesúvio, logo os artistas passaram a seguir um novo modelo artístico e arquitetônico.
Características Estético – formais
Na pintura, a inspiração veio das estátuas clássicas gregas, com equilíbrio da composição, harmonia nas cores e expressão realista, se caracterizando pelo predomínio do desenho e da forma sobre a cor. Os temas normalmente são os da mitologia e história Greco-romanas antigas.
Características da pintura:
- Composição formal evidenciando o racionalismo presente;
- Harmonia das cores;
- Perfeição nos contornos.
- Eliminação da perspectiva
Jacques Louis David foi pintor oficial da corte imperial.
Juramento dos Horácios - Jacques L David. A morte de Marat - Jacques L David
Tanto nas construções civis quanto nas religiosas, a arquitetura neoclássica seguiu o modelo dos templos greco-romano ou o das edificações do Renascimento italiano. Obras marcantes, fachadas sóbrias com colunas dóricas ou jônicas, edifícios grandiosos de estética racionalista, desenhos de largas avenidas para abrigar novos edifícios públicos, academias e universidades.
Algumas características deste movimento artístico na arquitetura são:
- Materiais nobres (pedra, mármore, granito, madeiras);
- Formas regulares, geométricas e