A ORIGEM DA VIDA (Resenha)
“A composição química dos seres vivos”
A origem da vida é proposta por quatro teorias diferentes. O criacionismo, que é a teoria que considera que todos os seres vivos foram criados a partir da intervenção divina. A panspermia é a hipótese que diz que a vida teve origem em outro planeta e foi trazida para a Terra. A abiogênese, que é a hipótese que afirma que os seres vivos podem surgir da matéria sem vida. A ultima e mais aceita das hipóteses é a teoria de Oparin, que diz que a vida havia surgido na Terra primitiva, a partir da matéria sem vida através de reações químicas.
Os átomos que estavam presentes na Terra primitiva eram o carbono, hidrogênio, enxofre e nitrogênio, que começaram a se recombinar formando moléculas orgânicas mais complexas. Foi então que começou a surgir os aminoácidos (proteínas), ácidos graxos (lipídeos), monossacarídeos (açúcares), que se juntaram e formaram uma matéria orgânica mais complexa ainda chamado coacervado, que junto com a molécula de RNA faz surgir a célula primitiva Protobionte, e passa a ser considerado o primeiro ser vivo do planeta.
Esse Protobionte é heterótrofo e anaeróbico, começou a fazer a digestão por um processo químico chamado fermentação, liberando então CO2. Começa ocorrer a união de células diferentes, gerando variabilidade genética. O autótrofo surge daí, faz fotossíntese, e surge o O2 e depois O3. Quando surge o oxigênio 99% dos seres vivos foram extintos, pois o oxigênio era toxico a esses seres. A partir disso que começa a seleção natural no qual só sobreviveria os mais adaptados a aquele meio.
Então basicamente todo ser vivo é composto de biomoléculas, podendo ser inorgânicas ou orgânicas. Sendo, a água e os sais minerais biomoléculas inorgânicas e os glicídios (açúcares), lipídios (gorduras), proteínas e os ácidos nucleicos (DNA e RNA) biomoléculas orgânicas.
APS I – Bioquímica