Neoclassicismo e Romantismo
O Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência na arte e cultura de todo o ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do Iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó.
De acordo com os neoclassicistas, só haveria arte, se os artistas resgatassem os ideais gregos e renascentistas. Dessa forma, a arte nesse período era considerada bela.
Nas escolas de belas-artes, os alunos deveriam conhecer a arte do período antigo e por isso era produzida baseada na técnica e nas conveções gregas e romanas.
Seus Principais Pintores
Louis David – Francês (1748 - 1825)
Dominique Ingres – Francês (1780 - 1867)
Jacques Louis David (1748-1825) – Foi o mais característico representante do Neoclassicismo,pintou fatos relacionados à vida do Imperador Napoleão, se tornando pintor oficial da corte imperial.As características encontradas em suas obras foram: realismo, emoção, sentimentos, figuras sólidas e imóveis,foi um excelente retratista.
Sua luminosidade lembra Caravaggio, mas é em Rafael Sânzio (mestre inegável do equilíbrio da composição e da harmonia das cores) que reside sua maior influência.
O Juramento dos Horácios - (1784)
Retrato de Lavoisier e sua esposa - (1788)
A Morte de Marat - (1793)
Madame Recamier - (1800)
Cupido e Psiquê - (1817)
Jacques Louis David (1748 - 1825)
Dominique Ingres (1780 - 1867)
Eugène Delacroix (1799 - 1863)
Jean Auguste Dominique Ingres (1780 - 1867) Formado na oficina de David, permaneceu fiel aos postulados neoclássicos do seu mestre ao longo de toda a vida. Passou muitos anos em Roma, onde assimilou aspectos formais de Rafael e do maneirismo.Suas obras possuiam cenas da mitologia grega e da história, assim como retratos e