neoclassicismo, romantismo e realismo
Características gerais:
Caracteriza-se principalmente pela revalorização dos valores artísticos gregos e romanos.
Os heróis gregos e a simplicidade da arte eram alguns aspectos extremamente admirados dessas civilizações.
O aparecimento do Neoclassicismo também é considerado uma reação contra os exageros do Rococó, cultuando principalmente a razão, a ordem, a clareza, a nobreza e a pureza, atributos que acreditavam ser inerentes às culturas gregas e romanas. A valorização desses aspectos parece ainda estar intimamente relacionada à época histórica do Movimento, chamado Iluminismo ou “Era da Razão“.
1-Pintura
Foi a expressão menos desenvolvida do neoclassicismo. De uma forma geral caracterizou-se pela exaltação de elementos mitológicos ou pela celebração de Napoleão. As figuras pareciam fazer parte de uma encenação teatral e eram desenhadas numa posição fixa, como que interrompidas no meio de uma solene representação. Na pureza das linhas e na simplificação da composição, buscava-se uma beleza deliberadamente estatuária. Os contornos eram claros e bem delineados e as cores eram puras e realistas.
As figuras eram rígidas, sem vida, e os rostos, completamente sem expressão, simulavam máscaras das antigas tragédias gregas. As túnicas e capas caíam em dobras pesadas e angulosas, cobrindo as formas do corpo.
Arquitetura
Na arquitetura percebe-se melhor os novos ideais que se desenvolvem na Europa. De uma forma geral foi marcada pela simplicidade, sendo que em alguns casos percebe-se maior influência romana, com obras marcadas pela severidade e monumentalidade; e em outros casos se sobressaem as características gregas, com maior graça e pureza.
Elementos de construção: as colunas de sustentação vertical o travejamento de sustentação horizontal as cornijas no cimo dos telhados os tímpanos nos encontros entre dois planos de cobertura Escultura
Estátuas de heróis uniformizados, mulheres