Beowulf
CURSO DE LETRAS
Diogo de Lima Braga Salum RA 4242733535
ATPS – Paganismo e Cristianismo na Lenda de Beowulf
Professor Marcos Zamith
TAUBATÉ
2014
Cristianismo e paganismo em “A Lenda de Beowulf”
Poema épico, de 3182 versos que celebra a vida e a morte do herói que é o próprio personagem do titulo. Há vários indicadores da cultura pagã e cristã no decorrer da poesia. Alguns exemplos serão abordados e argumentados, a partir da percepção e interpretação dos mesmos.
A crença num herói sempre foi um tema social e politico importante entre os povos germânicos, fossem eles cristãos ou não. Beowulf chamava a atenção pelo fato de ser um herói que pudesse ser comparado à figura de Cristo - isso chamava a atencao dos clérigos em relação às lendas heróicas. Um dos indícios foi que algum clérigo cristão transcreveu A Lenda de Beowulf para fins analíticos das culturas que ali compõe, sendo chamado de Poeta de Beowulf.
As características de Beowulf definem o herói anglo-saxônico e evidencia nas batalhas contra Grendel, a mae de Grendel e o dragão. Forca, coragem, bravura define o caráter da personagem. Podemos então analisar como uma referência aos guerreiros das mitologias, homens com poderes sobre humanos.
O tema do poema é lealdade, pois no texto isso que salvou a nação e o povo de Hrothgar e a personagem se destacam por ser muito leal ao rei, sem mesmo querer algo em troca, como o trono. A personalidade de Beowulf pode ser analisada em outro aspecto quando ele entra em conflito espiritual - se ele age para o bem dos outros ou para ficar rico e ter fama. E fica com dúvida se os seus feitos foram conquistadas por sua força ou pela ajuda de Deus. Por se encontrar neste estado, dá para se referenciar com o ser humano e o pecado, e como ele entra em conflito.
Há teóricos que dizem que o poema se baseia entre o equilíbrio entre os começos e os fins e reputação segue como