Neoclassicismo, etc
O neoclassicismo foi a principal tendência de arte na Europa durante o final do século XVIII e no início do século XIX.
O movimento propôs a valorização do passado, como por exemplo heróis gregos e simplicidade. Pode ser visto como uma reação contra os exageros do Rococó, exaltando a razão à ordem, a clareza, a nobreza e a pureza.
Arquitetura
Era inspirada na arte grega e renascentista. Nos edifícios, casas e templos religiosos há colunas, frisos e estatuas.
As obras com maios destaque são: A igreja de Santa Genoveva (Jacques Germanin Soubot) e a Porta de Brandimburgo, em Berlin (Karol Gotthard)
Pintura
Tem como inspiração a escultura clássica grega e renascentista italiana e apresentava o equilíbrio entre cores. Em virtude das Revoluções Francesa e Industrial, houveram grandes mudanças nas artes, as obras expressavam fortes emoções e realismo.
Esculturas
Eram feitas em mármore branco para representar pureza, limpeza e brilho. Em poucas vezes apareciam em bronze.
Apresentava figuras de corpo inteiro ou apenas bustos, e relevos pouco pessoas. Representando geralmente políticos ou figuras importantes das cidades.
Romantismo
O romantismo iniciou no final do século XVIII, se espalhou pelo mundo e foi até o final do século XIX. Pode-se considerar que o Romantismo nasceu em três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, teve maior força na França, através dos artistas franceses.
As principais características são: a valorização das emoções, amor platônico, individualismo, liberdade de criação e nacionalismo.
Pintura
As pinturas românticas representavam fatos reais da história nacional e contemporânea, a natureza e a mitologia grega. Com as seguintes características: aproximação das formas barrocas, dramaturgia, valorização das cores e composição em diagonal sugerindo instabilidade e dinamismo à quem observa.
Principais artistas: Francisco José de Goya (obra destacada: Os Fuzilamentos de 3 de maio de 1808) e William Turner (obra