neo liberal
Laura Tavares
O que é o Ajuste Neoliberal
Na década de 70 até a de 80 os países industrializados sofrem a segunda grande crise do capitalismo, crise financeira, produtiva e macroeconômica. Essa crise se da devido ao “o intenso processo de internacionalização dos mercados, dos sistemas produtivos e da tendência á unificação monetária e financeira que o acompanharam, levou a uma perda de autonomia dos Estados Nacionais, reduzindo o espaço e a eficácia de suas políticas econômicas e demonstrando a precarização de suas políticas sociais”.
A partir da década de 70 as políticas neoliberais passam a nortear políticas econômicas, por neoliberal entende-se o modelo de acumulação financeira, flexibilização do trabalho, desemprego e subemprego. Esse novo modelo é conhecido como ajuste neoliberal que não é apenas de natureza econômica, mas também relações sociais que passam a ser mais fragilizadas. A uma redução do Estado, aumenta-se a distinção entre o público e privado, acontecem retrocessos na legislação trabalhista e nos direitos sociais.
O denominado “Consenso de Washington” ganhará mais força na America Latina a partir da década de 80, após os efeitos da crise do capitalismo. Suas mudanças são na criação de políticas liberalizantes, privatizantes e de mercado. Podemos dizer que sua centralidade está na desregulamentação dos mercados, na abertura comercial e financeira, na privação do setor público e na redução do Estado.
A um caráter desigual nessa denominada modernização, os países centrais reservam para si os avanços da tecnologia e científicos a um crescimento desigual entre países centrais e periféricos. “Bem como numadistribuição desigual dos frutos do progresso técnico e dos custos sociais das políticas de ajuste e reestruturação. Os custos sociais têm sido pagos primordialmente pelos países periféricos”.
Acontece uma crise no mercado de trabalho ocasionada pela chamada “flexibilização” das relações de trabalho e pela substituição de