nenhum123654

3954 palavras 16 páginas
Emprego da termografia na inspeção preditiva
Jéssica Catarina Baeta Nogueira*
Virgílio Pinheiro Reis**

Resumo
A técnica permite realizar ensaios não destrutivos através da detecção da radiação infravermelha emitida pelos objetos assim obtendo o registro de imagens térmicas. Aplica-se a vários equipamentos de processo tais como: sistemas elétricos, fornos, trocadores de calor, conversores, vasos de pressão, reatores, caldeiras, condutos e chaminés. O objetivo deste trabalho é analisar o emprego da técnica na inspeção preditiva em sistemas elétricos, tendo como um dos focos a redução de gastos com a manutenção pela prática de ensaios não destrutivos de inspeção termográfica e detecção de anomalias térmicas que denunciem um processo de falhas em estágios iniciais.
Palavras-chave: Termografia preditiva. Inspeção.

Termografia
É a técnica de sensoriamento remoto que utiliza a radiação infravermelha naturalmente emitida pelos corpos, para medição de temperaturas, juntamente com a imagem do local no qual se está realizando a medição.
O equipamento utilizado para realizar a inspeção chama-se PHOTO TEMP, com o qual se faz a medição da temperatura sem o contato físico, e se documenta com fotos digitais para um relatório completo. A transferência de calor é feita pelos métodos de: convecção, condução e radiação.
Condução: a energia é transferida de molécula para molécula (ou átomo para átomo).
Convecção: a energia térmica cria uma corrente no meio, que a ajuda a mover-se mais rapidamente do que a simples condução. As correntes ajudam a transferir o calor da fonte mais quente para as partes mais frias.
Radiação: transferência direta de energia através de radiação (onda) eletromagnética, sem a necessidade de um meio para a transferência.
Radiação Infravermelha: onda eletromagnética da mesma família dos raios gama, X, ultravioleta, ondas de rádio, por exemplo. Por definição (Física), todos os corpos acima do Zero Absoluto emitem

Relacionados