Nenhum
Estava tudo preparado, Israel tinha um grande exército, 40 mil soldados fortemente armados e estratégias claras. A primeira grande batalha é travada contra Jericó. Mas Deus os dá vitória e o exército ganha moral. O próximo inimigo era pequeno, 12 mil habitantes, mas os espiões o desconsideram e enviam apenas 3 mil soldados. Com isso, são terrivelmente derrotados (Js 7.1-13;19-21;25,26).
Josué se desespera e clama a Deus, que o manda levantar-se. Não adianta clamar, Josué. O problema não é falta de oração, há pecado no arraial (7.1; 10-13). Na verdade, um homem pecou e contaminou toda a nação, sendo seu ato o motivo da derrota de Israel. Essa é a história da derrota de Israel, um povo que estava vencendo e caiu diante de fraco inimigo.
Vejamos o que tem haver conosco. Penso que são dias de advertências de Deus sobre nós. É um momento delicado para nós como igreja, se queremos continuar a conquistar a cidade. Se há pecados não resolvidos entre nós, então como igreja estamos contaminados. Acredite você ou não, somos um corpo e a contaminação de um membro, é a contaminação do corpo.
Acã significa turbulento. Talvez você tenha sido Acã entre nós e por isso a obra de Deus nessa cidade não tenha avançado com mais força entre nós. Não pense mais que o seu pecado compromete apenas você diante de Deus – o pecado de Acã contaminou todo Israel. O seu pecado traz conseqüência sobre toda a igreja. Acã confessou seu pecado, mas não havia provisão para ele como há para nós. A sua confissão foi específica e a nossa também deve ser.
Os pecados de Acã se consistiam em três coisas: a capa Babilônica, o ouro e a prata.
1. Capa Babilônica
Capa e vestes na Bíblia têm um significado amplo e aparece muitas vezes. A bíblia