nenhum
"Supremo blá-blá-blá".
"Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário no Supremo".
Bem podemos observar que o editorial fala sobre uma justiça no Supremo Tribunal, que eles estão falando muito e fazendo pouco essa justiça as vezes fica muito lerda em certo aspcto.
"Conforme sublinhou o constitucionalista Joaquim Falcão nesta Folha, a lei proíbe os magistrados de se manifestar sobre qualquer processo em curso e criticar atos de seus colegas. Também neste quesito, um pouco mais de parcimônia e contenção viriam a calhar." "Não há dúvida de que a Justiça deve examinar cada aspecto com cuidado, nem de que muitos aspectos são alvo de controvérsia"
Esses dois trechos exigem do leitor quais tipos de conhecimento prévio? Cada um deles exige de maneira mais fundamental um tipo de conhecimento prévio.
“Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.” o leitor precisa, ter uma noção de tempo "pouco mais de dois minutos", precisa saber o significado de "oratória, Arte de falar em público" . Isso é so uma pessoas estudada saberia totalmente o oque eralmente significa isso
“Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.” As pessoas precisa saber calcular, pois assim saberá o que é "incalculável", terá também de saber o significado de reduzir e aumentar. Deverá saber também o significado de "morosidade judicial" e o sentido e o significado de "retórica" e "sucinta." Esse diálogo também é apenas entendido por pessoas cultas, estudadas.