Nenhum
Este trabalho descreve o preparo e ensaio metalográfico, para a análise óptica de uma amostra metálica, permitindo visualizar sua microestrutura, na qual podemos definir as suas respectivas fases, podemos ainda a partir deste ensaio realizado em laboratório identificar/definir os tipos de estruturas encontradas a partir da análise microscópica do AÇO SAE 1020.
O estudo dos produtos metalúrgicos, com auxílio de microscópio visa à determinação de seus constituintes, sua textura e fase. Análise realizada em superfícies polidas e, em geral, atacadas por um reativo adequado como feito em nosso ensaio em laboratório, com o auxílio da técnica apropriada que descreveremos, foi possível a visualização da textura microscópica do material, e seus constituintes colocando em evidência os diversos grãos de que é formado, suas respectivas fases das estruturas resultantes. Possibilitando avaliá-los, segundo dimensões, arranjo e formato, as interpretações destes dados constituem o escopo do exame micrográfico dos metais presentes neste trabalho. Esta prática se torna complexa, pois os materiais apresentam diferentes morfologias dependendo dos tratamentos térmicos aplicados e também da composição química empregada.
Segundo COLPAERT(1989), a metalografia microscópica (ou micrografia dos metais) estuda os produtos metalúrgicos, com o auxílio do microscópio, visando à determinação de seus constituintes e de sua textura, pondo assim em evidência os diversos grãos de que é formado.
Convém esclarecer que os metais, de um modo geral, são agregados cristalinos cujos cristais (perfeitamente justapostos e unidos) tanto podem ser quimicamente idênticos, como de composição química diferente. Esses cristais chamam-se geralmente grãos em virtude de sua conformação, mas quando apresentam formas ou aspectos particulares, podem chamar-se nódulos, veios, agulhas, glóbulos, etc.
2- OBJETIVO
Apresentar através do ensaio metalográfico e de sua análise micrográfica com o