Nelson mandela
Em 1943, Nelson Mandela fundou a Liga da Juventude e organizado manifestações de protesto contra o sistema de segregação racial conhecido como apartheid. O governo branco reprimida com sangue e fogo contra os manifestantes, para Mandela, em 1961, fundou uma organização chamada Umkhonto we Sizwe ("Lança da Nação"), que se tornou a luta armada. Mas no ano seguinte foi capturado em Joanesburgo, ele foi submetido a julgamento e condenado à prisão perpétua. Ele tinha 46 anos quando ele foi levado para a prisão de Robben Island, Cape Town Endereço.
Nos anos seguintes, seus seguidores continuaram a lutar contra o apartheid na África do Sul e além. Muitos governos ao redor do mundo começaram a exigir a libertação de Mandela ea abolição do apartheid. Winnie Mandela, difundir os ideais de seu marido e levou muitas manifestações em busca da liberdade.
Somente em 1990, o presidente Frederik de Klerk moderado de libertar Nelson Mandela, que já era de 71 anos. Nos meses seguintes, os dois líderes negociou o fim do apartheid, que foi oficialmente revogado em 1991. Os dois foram agraciados com o Prêmio Nobel da Paz em 1993.
Em 1994, Mandela foi eleito presidente da África do Sul e governou até 1999. Neste período, esforçou-se para reconciliar os sul-africanos e foi fundamental na remoção de várias guerras no continente, como no Zaire. Atualmente se retirou da vida política, mas sua opinião é consultado sobre questões importantes de seu