Nelson Mandela
Nelson Mandela proveniente da etnia Xhosa, nasceu num pequeno vilarejo de Qunu, distrito de Umtata, na região de Transkei. Logo aos seus sete anos de idade Nelson torna-se o primeiro membro de toda a sua família a frequentar uma escola, onde lhe foi o nome inglês Nelson. Logo após a sua entrada para a escola, pouco tempo depois, o seu pai morre e Nelson Mandela foi para uma escola próxima do palácio do Regente. Seguindo sempre as tradições Xhosa, Nelson foi inserido na sociedade aos 16 anos de idade, ido assim para o Instituto Clarkebury, onde estudou a Cultura Ocidental.
No ano de 1934, Mandela muda-se para Fort Beaufort, cidade com escolas que recebiam a maior parte da realeza Thembu, e foi ali que ganhou interesse no boxe e nas corridas. Após fazer a sua matrícula, começou o curso para se formar em Direito na Universidade de Fort Hare, onde conheceu os seus compatriotas Oliver Tambo e iniciou uma longa amizade.
No final do seu primeiro ano, Nelson envolve-se no movimento de estudantes, num boicote contra as políticas universitárias, tendo acabado por ser expulso da universidade. Após a sua expulsão da faculdade Nelson foi para Johanesburgo, onde terminara a sua graduação na Universidade da África do Sul (UNISA), por intermédio de correspondência. Continuo assim os estudos de Direito na Universidade de Witwatersand.
Sendo Nelson um jovem estudante de Direito, este veio a envolver-se na oposição do regime de Apartheid, que por sua vez negava à raça negra, que era a população maioritária, a mestiços e Indianos os seus direitos políticos, sociais e económicos. Juntou-se ainda ao Congresso Nacional Africano em 1942, e dois anos depois junta-se com Walter Sisulu e Oliver Tambo, entre outros amigos que veio a formar durante a sua formação e forma a Liga Jovem do CNA.
Nelson Mandela casou por 3 vezes. A sua primeira esposa foi Evelyn Ntoko Mase, a qual veio a divorciar-se em 1957 após 13 anos de casados. Pouco depois casou-se com