Negociação - O Tratado de Versalhes
GESTÃO ESTRATÉGICA DE VENDAS
SEMINÁRIO DE NEGOCIAÇÃO: O TRATADO DE VERSALHES
Aluno (s) do 1° Semestre
Kaline Miranda
Mauricio Mota da Silva
Rosana Angelo
São Paulo
2013
Kaline Miranda
Mauricio Mota da Silva
Rosana Angelo
SEMINÁRIO DE NEGOCIAÇÃO: O TRATADO DE VERSALHES
Trabalho apresentado como pré-requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Negociação.
Professor: Célio Moura Almeida.
São Paulo
2013
SUMÁRIO
INDICE DE ILUSTRAÇÕES
1 INTRODUÇÃO
O Tratado de Versalhes, foi um Tratado de Paz assinado pelas potencias europeias, que encerrou oficialmente a primeira Guerra Mundial. Após seis meses de negociações, em Paris, o tratado foi assinado como uma continuação do armistício de novembro de 1918. O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra.
2 ANTECEDENTES
Desde o final do século XIX, existia uma acirrada disputa entre as principais potências imperialistas europeias, principalmente pelo controle das matérias-primas e controle dos mercados mundiais, com o surgimento das grandes potências imperialistas nos mercados mundiais, a rivalidades comerciais começam a aguçar desentendimentos na Europa e interesses econômicos, em particular a divisão e repartição de terras geraram grande desconforto no continente europeu.
Começa-se a criação de alianças pelas grandes potências afim de proteger-se do crescimento das demais, o nacionalismo das nações colonizadas expressa um sentimento violento e grande pressão sobre as nações colonizadas. A partir do ano de 1908, a crise dos Balcãs1 vira o foco da rivalidades das nações imperialistas, pois o Império Otomano2 está em plena decadência e existe a possibilidade da divisão dos seus territórios. Começam a surgir os principais movimentos nacionalistas na Europa, pan-eslavismo3, pangermanismo4 e o revanchismo francês5.
Figura - Alianças