Negociavel
Caracterize em linhas gerais, o plano de metas.
R: Em 1953 foi constituido o Grupo Misto BNDE-Cepal, que foi a base do Plano de Metas. O trabalho desse grupo foi de levantar exaustivamente os principais pontos de estrangulamento da economia brasileira, sobretudo os setores de transporte, energia e alimentação, além de identificar áreas industriais com demanda reprimida, que não poderia ser satisfeita com importações dada a escassez estrutural de divisas na economia brasileira. Com base nesse diagnóstico, comissões proporiam propuseram projetos e planos específicos para a superação dos pontos de estrangulamento, considerando as repercussões e necessidades criadas pela introdução de novos ramos industriais, como a indústria automobilística. Os setores de energia, transporte, siderurgia e refino de petróleo receberam a maior parte dos investimentos do governo. A política econômica do plano dava tratamento preferencial ao capital estrangeiro.
É paradoxal o fato da economia Brasileira ter-se fechado com relação aos fluxos comerciais ao mesmo tempo que se tonava uma das mais abertas do mundo com relação aos fluxos investimentos? Porque?
Compare as diferentes interpretações sobre a crise econômica de 1962 – 1967.
Após elevado crescimento entre 1956 e 1962, a economia brasileira sobreu uma desaceleração que perdurou até 1967 (o crescimento caiu, a inflação disparou).
Para os autores de tradição estruturalista, como Tavares e Serra, essa seria um típica crise cíclica relacionada com a conclusão do volumoso conjunto de investimentos do Plano de Metas. A economia levaria algum tempo para absorvê-lo, uma vez que a própria existência de elevadas capacidades ociosas em vários ramos industriais seria um freio para a constituidade dos investimentos.
Um outro enfoque estruturalista é apresentado por Celso Furtado nas teses estagnacionistas. Segundo Furtado, as dinâmicas das