NEGOCIA O E SOLU O DE CONFLITOS
C – BUSCAR ALTERNATIVAS DE GANHOS MÚTUOS
Pensa-se existir uma única alternativa para a solução do problema. Isso se deve a vários fatores: acomodação; ausência de criatividade; falta de hábito de buscar diferentes soluções; receio de experimentar, procurar diferentes alternativas. Torna-se de fundamental importância, para solucionar o problema, encontrar o maior número possível de alternativas para a questão.
D – ENCONTRAR CRITÉRIOS OBJETIVOS
A busca do melhor acordo possível, soluções possíveis, sempre com a preocupação de procurar interesses comuns que conciliem, de maneira criativa, os interesses divergentes das partes. Devemos buscar opções que proporcionem benefícios a ambos os lados.
É importante que o acordo possa refletir algum padrão justo, independentemente da vontade de qualquer das partes. É importante que estabeleça um padrão razoável de consenso entre as partes envolvidas.
1.3.2 – ETAPAS DE UMA NEGOCIAÇÃO
Dividido em três etapas: análise, planejamento e discussão.
Na fase de análise, tenta-se diagnosticar a situação, conhecendo-se informações, organizando-as e ponderando-se sobre elas.
No estágio de planejamento, procura-se gerar idéias e decidir o que fazer.
Na fase de discussão, as partes comunicam-se entre si para tentar atingir um acordo. Quatro elementos são mais adequados: as diferenças de percepção, os sentimentos de frustração, a raiva e as dificuldades de comunicação podem ser reconhecidos e abordados.
A negociação, baseada em princípios, é muito mais efetivo e duradouro do que aquele baseado em posições, chamado barganha.
A barganha de posições cria estímulos que paralisam a resolução. Vê - se que a barganha posicional tende a criar tensão, prolongar as negociações, destruir o relacionamento entre as partes.
1.3.3 – VARIÁVEIS BÁSICAS DE UMA NEGOCIAÇÃO