needham
Spallanzani
VICTOR M ARTINS
LUIZA SANTOS
V I N I C I U S A LV E S
1°A
John Needham X Lazzaro Spallanzani
Ao longo dos séculos, várias hipóteses foram formuladas por filósofos e cientistas na tentativa de explicar como teria surgido a vida em nosso planeta.
Até meados do século XIX os cientistas acreditavam que os seres vivos poderiam surgir espontaneamente a partir da matéria bruta ou inanimada.
Esta teoria ficou conhecida como abiogênese. A abiogênese passou a ser contestada por pesquisadores que acreditavam que a vida só se origina a partir de outra vida preexistente. Esta outra teoria foi denominada biogênese.
Contrariando a teoria da abiogênese o médico italiano Francesco Redi
(1626-1697) realizou em meados de 1688 experimentos para comprovar que a vida não surgia da matéria inanimada. O seu experimento consistia em colocar pedaços de carne crua dentro de frascos, deixando alguns cobertos com gaze e outros completamente abertos. De acordo com a hipótese da abiogênese, deveriam surgir vermes ou mesmo mosca nascidos da decomposição da própria carne.
Isso, entretanto, não aconteceu. Nos frascos mantidos abertos verificaram-se ovos, larvas e moscas sobre a carne, mas nos frascos cobertos com gaze nenhuma dessas formas foi encontrada sobre a carne. Esse experimento confirmou a hipótese de Redi e comprovou que não havia geração espontânea de vermes a partir de corpos em decomposição. Em 1745 experimentos realizados pelo inglês John Needham apoiaram a teoria da abiogênese. Nesse experimento, vários recipientes com caldos nutritivos de carne foram aquecidos e fechados, impedindo a entrada de ar.
Depois de resfriados, os recipientes foram novamente aquecidos. Dias depois,
Needham observou os conteúdos ao microscópio e verificou que continham diversos microrganismos. O experimento foi repetido várias vezes e sempre foram obtidos os mesmos resultados, sendo assim ele concluiu que a teoria da
abiogênese