Nebulosidade
NEBULOSIDADE
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Instrumentos e Métodos de Observação Meteorológico Curso de Meteorologia-2¹ Período- Noturno- Universidade Federal de Alagoas- UFAL.
Prof. Marcos Moura
MACEIÓ-AL
2011
“Não deve haver nenhuma barreira para a liberdade do inquérito. Não há nenhum lugar para o dogma na ciência. O cientista está livre, e deve estar livre para fazer toda pergunta, duvidar de qualquer afirmação, para procurar toda a evidência, para corrigir quaisquer erros.”
Robert Oppenheimer
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 FORMAÇÃO 5
2 CLASSIFICAÇÃO 5,6 3 IDENTIFICAÇÃO,DESCRIÇÃO E OBSERVAÇÃO 7,8,9,10,11
CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
NEBULOSIDADE
Nebulosidade é um elemento meteorológico que traduz a fração da abóbada celeste que é ocupada por nuvens. Segundo as normas meteorológicas atuais, o céu é dividido em octas (ou décimas, dependendo da região) e, a partir do número de octas com cobertura total de nuvens, a nebulosidade é dividida em:
a) Céu limpo ou ensolarado: nenhum vestígio de nuvens (nenhuma octa encoberta).
b) Céu quase limpo: pelo menos uma octa está encoberta.
c) Céu pouco nublado: pelo menos duas octas encobertas;
d) Céu parcialmente nublado: pelo menos quatro octas (aproximadamente metade do céu) encobertas pelas nuvens;
e) Céu quase nublado: no mínimo seis octas encobertas.
d) Céu nublado: as oito octas estão totalmente encobertos pelas nuvens.
1 FORMAÇÃO
Concentração de nuvens que tem um efeito de barreira sobre a luz solar, ou seja, o número de dias por ano em que o céu está cheio de nuvens. A nebulosidade está inter-relacionada a evaporação, esta é importante para a formação das chuvas. A nebulosidade é também um fator do clima, pois a nuvens não deixam passar todos os raios solares refletidos pela superfície da terra e diminui a quantidade de calor que a crosta terrestre perde por