NDIOS
ASPECTOS
FÍSICOS
1500
Como descreveu Pero Vaz de Caminha:
“Andam nus sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa de cobrir nem mostrar suas vergonhas e estão acerca disso com tanta inocência como têm de mostrar no rosto. (...) Eles porém contudo andam muito bem curados e muito limpos e naquilo me parece ainda mais que são como as aves ou alimárias monteses que lhes faz o ar melhor pena e melhor cabelo que as mansas, porque os corpos seus são tão limpos e tão gordos e tão fremosos que não pode mais ser." Alude também, maliciosamente, à nudez das índias:
"(...) Ali andavam entre eles três ou quatro moças bem novinhas e gentis, com cabelo mui pretos e compridos pelas costas e suas vergonhas tão altas e tão saradinhas e tão limpas das cabeleiras que de as nós muito bem olharmos não tínhamos nenhuma vergonha."
Com a descoberta do ouro em grandes estados do Brasil a tentativa de escravizar as tribos indígenas não fez elas perderem seus aspectos físicos.
Os índios continuavam com as características:
As pinturas eram pretas (feitas com jenipapo) ou vermelhas (com urucum). Penas de aves eram usadas em cocares e em adornos que se pareciam com um rabo (característico dos tupinambás). As pinturas e os adornos tinham um significado especial na guerra e nos rituais de antropofagia - no dia-a-dia, os índios andavam pelados mesmo.
ATUALMENTE
Os povos indígenas mesmo com o passar do tempo e com as novas tecnologias continuam com algumas de suas características do passado, mas com o avanço da tecnologia eles estão aderindo a esses objetos, roupas que para eles era há um tempo coisa de
‘’homem branco’’.
Relação com o meio A P R E S E N Ç A I N D Í G E N A É F O RT E M E N T E P E RC E B I D A N O T I P O F Í S I C O E N O S
C O S T U M E S D E A M P LO S S E G M E N T O S D A P O P U L A Ç ÃO , S O B R E T U D O E N T R E
O S B RA S I L E I R O S D O N O R D E S T E , D A A M A Z Ô N I A E D O C E N T R O - O E S T E .
A Q U E S TÃO I N D Í G E N A É T