NBR 15575-3
SISTEMA DE PISOS
Arthur Souza
Dionata Souza
Eduardo Fernandes
Gabriel Coelho
Gabriel Massih
Gabriel Nunes
Israel Macarini
William Nunes
INTRODUÇÃO À NORMATIZAÇÃO.
A Aassociação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão brasileiro de normatização. As normas são elaboradas por comissões de estudos formadas por representantes dos setores envovidos, deles fazem parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros).
No presente trabalho iremos estudar os itens presentes nas normas de desempenhos relacionadas à operação e uso do sistema de pisos, especificamente presente na ABNT NBR 15575-3 sob o titulo geral “Edificações Habitacionais – Desempenho” onde uma das partes é titulada como “Requisitos para o sistema de pisos”.
Objetivamente, esta Norma visa alcançar melhorias técnicas e a qualidade requerida a oferta de moradias, ao estabelecer regras para avaliação do desempenho de imóveis habitacionais, auxiliando nas análises que definem o financiamento de imóveis e possibilitando adequações nos procedimentos de execução, uso e manutenção dos imóveis.
A segurança em uso de um sistema de piso é um requisito que cada vez mais tem crescido mais e atraído a atenção dos construtores e investidores da área. As consequências de uma queda, principalmente para idosos, podem ser gravíssimas, resultando até em morte ou imobilização permanente. Estes acidentes são previsíveis e, portanto evitáveis, exigindo apenas atenção a alguns requisitos na especificação do sistema de piso da construção.
O piso é considerado um sistema horizontal ou inclinado composto por um conjunto parcial ou total de camadas (como camada estrutural, camada de contrapiso, camada de fixação, camada de acabamento) destinado a atender a função de estrutura, vedação e tráfego. Fugindo assim do conceito de que o piso é simplesmente a camada de acabamento e sim todo o “raio x” da secção