NBC TA
Efetue a análise das NBC’S TA’S que tratam sobre os assuntos listados nos itens a seguir, resumindo e conceituando os termos ali indicados:
1) NBC TA 200
a) Objetivo da Auditoria: É aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários, mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.
b) Ceticismo profissional: É a postura que inclui uma mente questionadora e alerta para condições que possam indicar possível distorção devido a erro ou a fraude e uma avaliação crítica das evidências de auditoria.
c) Julgamento profissional: É a aplicação do treinamento, conhecimento e experiência relevantes, dentro do contexto fornecido pelas normas de auditoria, contábeis e éticas, na tomada de decisões informadas a respeito dos cursos de ação apropriados nas circunstâncias do trabalho de auditoria.
d) Práticas Contábeis aplicadas no Brasil: Compreendem a Legislação Societária Brasileira, as Normas Brasileiras de Contabilidade emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, os pronunciamentos, as interpretações e as orientações emitidos pelo CPC e homologados pelos órgãos reguladores, e práticas adotadas pelas entidades em assuntos não regulados, desde que atendam à Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis emitida pelo CFC e, por conseguinte, em consonância com as normas contábeis internacionais.
e) Risco de Auditoria: É o risco de que o auditor expresse uma opinião inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante
Risco inerente: É a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes de se considerar qualquer controle preexistente. Considerado risco da entidade; existem