O SABER COTIDIANO: A CASA E A RUA COMO LUGARES DO CONHECIMENTO
Palestrante: Ciro Pirondi
A formação do espaço urbano é marcada por vários acontecimentos históricos, iniciou com as ocupações primitivas, passou por vários processos de colonização, Revolução Industrial, libertação dos escravos, crescimento das cidades e da população, o espaço está em constante transformação, e estas por sua vez interferem nas relações humanas, modo de vida, na segregação social dependendo da maneira que é planejado e organizado para a população. Uma cidade modifica por competência técnica, vontade política e investimento.
As experiências urbanas com construção de Brasília, a capital brasileira é um dos marcos do urbanismo do século XX, Lucio Costa ficou conhecido mundialmente pelo projeto urbanístico da Nova Capital.
Os planejamentos Urbanos em Curitiba sempre levando em conta o desempenho ambiental da cidade, a mobilidade, qualidade de vida da população e preservação do patrimônio ambiental e cultural da cidade.
A cidade de Veneza que possui ate hoje as mesmas fundações. O sistema de trem metropolitano da cidade de Chicago onde todas as vias do metrô estão interligadas formando um quadrado de trilhos, plano elaborado que prévia o excesso de carros na cidade.
A cidade de Medellin que antes vivia sob o domínio do narcotraficante Pablo Escobar e das suas tropas sofreu um processo de transformação social e urbana, promovendo a inclusão social dos habitantes das favelas através revitalização urbanas e do uso da arquitetura de vanguarda.
O que vai definir as transformações do espaço urbano é a gestão pública nas cidades, o plano diretor, ou seja, o conjunto de propostas para o futuro desenvolvimento socioeconômico e futura organização espacial dos usos do solo urbano, das redes de infraestrutura e de elementos fundamentais da estrutura urbana, para a cidade e para o município.
Um plano mal elaborado pode ocasionar