NBC TA 240 Resumo 25
Esta norma trata da responsabilidade do Auditor no que se refere à fraude na auditoria de demonstrações contábeis.
Características da fraude As distorções nas demonstrações contábeis podem originar-sede fraude ou erro. O fator distintivo entre fraude e erro está nofato de ser intencional ou não intencional a ação subjacente que resulta em distorção nas demonstrações contábeis. O auditor está preocupado com a fraude que causa distorção relevante nas demonstrações contábeis.
Dois tipos de distorções intencionais são pertinentes para o auditor – distorções decorrentes de informações contábeis fraudulentas e da apropriação indébita de ativos.
Responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude
A principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é dos responsáveis pela governança da entidade e da suaadministração. É importante que a administração, com a supervisão geral dos responsáveis pela governança, enfatize a prevenção da fraude.
Responsabilidade do Auditor
Auditor é responsável por obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, como um todo, não contém distorções relevantes, causadas por fraude ou erro.
Devido às limitações inerentes da auditoria, há um risco inevitável de que algumas distorções relevantes das demonstrações contábeis podem não ser detectadas, apesar de a auditoria ser devidamente planejada e realizada de acordo com as normas de auditoria. O risco de não ser detectada uma distorção relevante decorrente de fraude é mais alto do que o risco de não ser detectada uma distorção relevante decorrente de erro. Isso porque a fraude pode envolver esquemas sofisticados e cuidadosamente organizados, destinados a ocultá-la. Tais tentativas de ocultação podem ser ainda mais difíceis de detectar quando associadas a uma conspiração.
Objetivo do Auditor
- identificar e avaliar os riscos de distorção relevante nas