Naõ fiz
O processo de extração com solventes é um método simples, empregado na separação e isolamento de substâncias componentes de uma mistura, ou ainda na remoção de impurezas solúveis indesejáveis. Este último processo é geralmente denominado lavagem.
A água é usada como um dos solventes na extração líquido-líquido, uma vez que a maioria dos compostos orgânicos é imiscível em água e porque ela dissolve compostos iônicos ou altamente polares. A seleção do solvente dependerá da solubilidade da substância a ser extraída e da facilidade com que o solvente possa ser separado do soluto. Nas extrações com água e um solvente orgânico, a fase da água é chamada "fase aquosa" e a fase do solvente orgânico é chamada "fase orgânica".
Propriedades Físicas e Químicas:
Nome
Formula molecular
Massa molecular
Ponto de ebulição
Ponto de fusão
naftaleno
C10H8
128,18g
218ºC
80,2ºC
Β-naftol
C10H8O
146g
Ácido benzoico
C6H5COOH
84g
250ºC
122ºC
Ácido Cloridrico
HCl
36,5g
288ºC
123ºC
Hidróxido de sódio
NaOH
40g
1388ºC
623ºC
OBJETIVO:
Fazer a extração de quatro reagentes com solventes.
MATERIAIS:
3 Espátulas.
Balança.
Suporte universal com argola de ferro.
4 Béqueres.
3 Pipetas.
3 Peras.
Funil de separação.
2 Filtros ( Branco).
2 Placas de petri.
2 Pinças.
Tampão do funil.
funil de beckmam.
Equipamentos de segurança: Luvas e óculos.
Kitassato.
Bomba de vácuo.
REAGENTES:
Naftaleno
Β-naftol
Ácido benzóico
HCl
NaOH
METODOLOGIA:
Foi pesado 0,5g de naftaleno, β-naftol, ácido benzóico. Foi colocado os quatros compostos em um béquer e dissolvido em 50ml de éter etílico. Tranferiu-se a solução etérea para um funil de separação, separando a solução etérea da solução aquosa. Para a primeira solução foi adicionado HCl 10% (2x) usando-se porções de 15ml, depois de separado combinou-se as frações aquosas com NaOH