Nazismo
Nazismo, conhecido oficialmente na Alemanha como Nacional-Socialismo, é a ideologia praticada pelo Partido Nazista da Alemanha, formulada por Adolf Hitler e adotada pelo governo da Alemanha de 1933 a 1945. O nazismo é frequentemente considerado por estudiosos como uma derivação do fascismo. Os nazistas foram um dos vários grupos históricos que utilizaram o termo nacional-socialismo para descrever a si mesmos e, na década de 1920, tornaram-se o maior grupo da Alemanha. Entre os elementos-chave do nazismo, há o antiparlamentarismo, o pangermanismo, o racismo, o coletivismo, a eugenia, o antissemitismo/antijudaísmo, o anticomunismo, o totalitarismo e a oposição ao liberalismo econômico e político.
Entretanto, existem inúmeros vestígios de que há milhares de anos antes de os nazistas adotarem a suástica como símbolo, ela era utilizada por outros povos. A palavra suástica é derivada do sânscrito, uma língua indiana. Sua grafia em sânscrito seria esta: sva sti ka. Seu significado seria “boa sorte”.
O colarinho, no modelo 1936, tinha uma cor bem notável, verde-escuro, e os corpos de tropas eram identificados por cores: verde para a infantaria, vermelho para artilharia, cor-de-rosa para as forças blindadas, preto para pioneiros (engenheiros de combate), amarelo para comunicações, azul para corpos de saúde.
A saudação nazista ou saudação de Hitler consiste em esticar o braço direito no ar com a palma estendida para baixo enquanto se diz as palavras Heil Hitler ("Salve Hitler").
A bandeira da Alemanha nazista é composta por um fundo vermelho inserida a uma suástica negra em um alvo circular.
Seu lema era "Meine Ehre heißt Treue" ("Minha honra chama-se lealdade")