Nazismo
Alemães foi um fenômeno histórico gerado na Alemanha a partir de uma crise que ocorreu na época da Primeira Guerra Mundial.
A ideologia nazista era basicamente apoiada na ideia da “superioridade da raça ariana”delineada por Adolf Hitler no livro “Mein Kampf” (Minha Luta).
Uma metáfora criada por Hitler e reproduzida em seu livro exemplificada essa teoria da “higiene racial”, que seria aplicada durante o período do regime:”o corpo alemão é um só corpo,mas a sua integridade está ameaçada.Para manter a saúde do povo, é preciso curar o corpo infestado de parasitas.”
A caça aos judeus e outros componentes da sociedade como ciganos,homossexuais e opositores do governo ,começou logo nos primeiros meses em que Hitler tomou o poder na Alemanha.A principio essas pessoas eram “apenas” aprisionadas e submetidas a trabalhos forçados nos campos de concentração criados pelos nazistas.
A política de erradicação total do judeus surgiu em 1942 com a guerra em curso.Para isso foi feita uma conferência,onde estavam presentes importantes oficiais do 3º reich.Naquela reunião ficou decidido como seria o criminoso projeto de extermínio dos judeus,que ficou conhecido como “a solução final para a questão judaica”.
CONSEQUÊNCIAS:
O governo do Estado Novo promoveu a integração forçada dos alemães e de seus descendentes que viviam em colônias isoladas no sul do Brasil. Em muitas ocasiões agiu com brutalidade contra imigrantes humildes que não mantinham quaisquer relações com a Alemanha nazista.
Em 1940, durante uma visita a Blumenau, cidade de colonização alemã no estado de Santa Catarina, Vargas declarou: "O Brasil não é inglês nem alemão. É um país soberano, que faz respeitar as suas leis e defende os seus interesses. O Brasil é brasileiro. (...) Porém, ser brasileiro, não é somente respeitar as leis do Brasil e acatar as autoridades. Ser brasileiro é amar o Brasil. É possuir o sentimento que permite dizer: o