navio
Relatório
Projeto Barco Cargueiro
RA
NOME COMPLETO
Araras, SP dEZEMBRO / 2013
1 – iNTRODUÇÃO
O navio cargueiro ou navio de carga é um tipo de navio utilizado para o transporte de cargas. Construído para carregar direrentes tipos de cargas, exemplos graneleiros, químicos, petroleiros, gás liquefeito, carga geral etc.
-Os navios graneleiros são destinados ao transporte de grandes quantidades de carga a granel, como milho trigo soja, etc. E caracterizam-se por um longo convés principal em que o único destaque são os porões.
-Os navios químicos foram desenvolvidos para o transporte de uma vasta gama de diferentes produtos químicos, e têm uma capacidade média de 37.000 Toneladas e um comprimento de 180 metros. O design dos navios tanques de hoje é caracterizado por uma alta velocidade possibilitada por um grande hélice.
-Os petroleiros são normalmente classificados por produto e por porte. A classificação por produto divide-se em: Crude, Clean Products (produtos brancos) e Dirty Products (produtos pretos). Os navios de produtos brancos transportam produtos refinados tais como gasolinas, diesel e gasóleo, que requerem revestimento adequado dos tanques para evitar contaminação. Os navios de produtos pretos transportam fuel e outros produtos relativamente viscosos que requerem aquecimento dos tanques.
-Os navios destinados ao transporte de gases liquefeitos Caracterizam-se por apresentarem um convés principal coberto de tanques típicos de formato arredondado.
-Os navios de carga geral são os mais numerosos navios que operam em nível mundial.
-Os navios de carga geral podem transportar todos os tipos de mercadoria e materiais para qualquer parte do mundo, Estes navios têm aberturas retangulares no convés principal e cobertas de carga chamadas escotilhas de carga, por onde a carga é embarcada para ser arrumada nas cobertas e porões, Em contraste com a