ESTUDO DE CASO - BRIC – BRAC INDUSTRIAL
GESTÃO DE PESSOAS
ESTUDO DE CASO - BRIC – BRAC INDUSTRIAL
Você é o Rodrigo, Diretor de Qualidade Total da BRIC – BRAC Industrial, empresa que produz uma variedade de brinquedos e emprega 700 pessoas em sua fábrica de Arilândia, um município com 20.000 habitantes, distante 100 km de Belo Horizonte.
O programa de Qualidade Total foi implantado por você há um ano. No momento atual você se encontra em negociação com os demais diretores para transformar a cultura organizacional, fundamental para elevar o estado de satisfação dos empregados, facilitando um maior envolvimento e comprometimento com as mudanças.
A empresa foi criada há quarenta anos pelo Sr. Antônio, atual Presidente, e que não atua mais executivamente, deixando estas funções para os três filhos, Bruno, Diretor de Marketing, Pedro, Diretor de Produção e Eduardo, Diretor de Administração.
Você, como Diretor de Qualidade Total, é responsável também por Desenvolvimento Organizacional, Gestão, Planejamento Organizacional, Planejamento Estratégico, Educação e Informações.
SITUAÇÃO 1
MUDANÇA NA CULTURA ORGANIZACIONAL
O poder na Cia. Industrial está centralizada nos Diretores que passam as suas determinações para as chefias, que as transmitem aos empregados, sendo que estes, por alguns motivos, são muito disciplinados, mas não são criativos e não assumem responsabilidades.
Quando você apresentou esta situação aos demais Diretores, eles reagiram na fundamentação de que a disciplina dos empregados é o fator de baixa rotatividade, de lealdade para com os Diretores e do não envolvimento com o sindicato.
AÇÕES PROPOSTAS
Ações propostas - Nível de Direção:
Deve ter clareza de objetivos, valores e princípios. Verificar se os próprios diretores têm os objetivos claros, definidos, formalmente estabelecidos e orientados para médio e longo prazo que estão de acordo com o programa de qualidade total implantado na empresa. Disseminar os