Navegadores
Um sistema é definido como um conjunto de partes coordenadas que trabalham concorrentemente para realizar uma determinada tarefa, sendo este um todo organizado e complexo. Seguindo esta definição, o sistema computacional (SC) é um conjunto de dispositivos eletrônicos (hardware) capazes de processar dados de acordo com um programa
(software). O principal software, e também o mais importante, é o sistema operacional (SO), pois é ele quem “dá vida” ao hardware e fornece as bases para a execução de programas.
Temos como exemplo de SO: Windows, Linux, Unix, Snow Leopard (Apple).
O capítulo 2 está dividido em duas partes, para melhor entendimento do assunto, sendo a primeira o hardware (HW) e a segunda o software (SW).
2.1 Hardware
O HW de um computador pode ser programado para realizar diversas tarefas.
Essas tarefas necessitam de entradas para fornecerem saídas. Dessa forma, temos: dados
(entrada), processador, responsável por processar os dados e fornecer a informação desejada (dados processados), como pode ser visto na figura 2.1. Fazendo uma analogia: ao se fazer um bolo, é necessário coletar alguns ingredientes, tais como ovos, farinha de trigo, leite, entre outros. Os ingredientes são os dados. O próximo passo é a preparação da massa (aqui é representado pelo processador). A preparação respeita a ordem que está na receita, ao misturar os ingredientes. Finalmente, temos a massa pronta que se transformará no bolo que é a informação.
2.1.1 Classificação dos Computadores
Atualmente existem computadores pequenos, médios e de grande porte, cada um com a sua especificidade. Eles podem ser classificados como:
a) Computador Pessoal (PC): é um computador que possui um baixo custo e que se destina ao uso individual ou por um pequeno grupo de pessoas. Até o final dos anos 70 reinavam os supercomputadores, que eram manipulados por poucas pessoas. A ideia de criar computadores pessoais não fazia muito sentido,