nave para alfa centauro
Distrito federal 2014
Resumo
Com a avanço da tecnologia, a especulação sobre viagens espaciais têm se tornado um tema cada vez mais recorrente. Os principais motivos para tal especulação são o grande consumo das reservas naturais do planeta terra e também temas centrais como a consolidação das potências hegemônicas atuais e futuras além das possíveis descobertas científicas que podem mudar o entendimento humano sobre a origem e desenvolvimento da vida no planeta terra.
Introdução
Neste trabalho foi estimada uma possível missão de povoação a um planeta no sistema solar de alfa centauro. A Alfa Centauro é o sistema estelar mais próximo do Sistema Solar, encontrando-se a apenas 4 anos-luz de distância. É um sistema com duas estrelas semelhantes ao Sol em órbitas muito próximas uma da outra – Alfa Centauro A e B – e uma estrela vermelha mais distante – a Próxima Centauro, que se encontra mais perto da Terra.
Olhando da Terra, Alfa Centauro é a estrela mais brilhante da constelação do Centauro. Para encontrá-la, basta procurar bem próximo da constelação do Cruzeiro do Sul. Alfa Centauro é a terceira estrela mais brilhante do nosso céu. É possível observar a dupla Alfa Centauro A e B com um pequeno telescópio. Sem dúvida é um belo espetáculo para os amantes da astronomia. Já Alfa Centauro C só pode ser vista por meio de instrumentos mais sofisticados.
Para que tal viagem fosse possível, foi estimada a construção de uma nave em formato de cilindro, que gira sobre um eixo que passa sobre o centro de sua base. A nave possui uma cidade completamente autossuficiente dentro do cilindro, de modo que é possível viajar vários anos no espaço.
Para que tal cidade fosse habitável, foram projetados e estimados dados como tamanho da nave, propalação existente, fonte de ergia, aceleração necessária, velocidade da nave,