Nau capitania
1. Nau Capitânia Quais alterações em:
1. Objetivo 2. Escopo
3. Prazo
4. Cronograma 5. Comunicação
Para torná-la um projeto de sucesso
Nau Capitânia
MBA em Gestão de Projetos com Práticas do PMI®
1
Nau Capitânia: Integrantes
Nome RM
MBA em Gestão de Projetos com Práticas do PMI®
2
Nau Capitânia: História
A chamada Nau Capitânia é uma réplica de uma caravela portuguesa do século XV, construída na Base Naval de Aratu no Brasil, por Ralph Nicholson para as comemorações dos 500 anos do Descobrimento. O projeto de construção de uma réplica da embarcação de Pedro Álvares Cabral para realizar uma viagem entre Salvador e Santa Cruz de Cabrália foi idealizado por um grupo de empresários brasileiros, que obtiveram, do Governo Federal, à época, uma verba de quatro milhões de reais.
MBA em Gestão de Projetos com Práticas do PMI®
3
Nau Capitânia: Problemas
Erros técnicos na sua construção fizeram com que a embarcação apresentasse uma série de problemas, não conseguindo navegar a tempo de participar das comemorações (só o conseguiu quatro meses mais tarde), o que foi bastante criticado pela mídia à época. O Ministério Público e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) da Bahia apuraram irregularidades na construção da embarcação, que apresentou problemas de falta de lastro, mau dimensionamento do mastro principal e falha no motor.
MBA em Gestão de Projetos com Práticas do PMI® 4
Nau Capitânia: Consequências
Foram apontadas ainda algumas irregularidades na prestação de contas dos recursos, o que piorou o caso.
O Ministério do Esporte e Turismo, à época sob a gestão do Ministro Rafael Greca, injetou recursos adicionais no projeto, através de uma entidade pouco conhecida, o Instituto Memorabilia, suspeito de malversação dos recursos, o que teria agravado a questão, e, ainda apura possível falta de ética contra o engenheiro naval que assinava a Anotação de Responsabilidade Técnica-ART por