NATURREZA
8.ºano
Gestão Sustentável dos recursos
Proteção e conservação da Natureza (II)
Síntese
Recolha seletiva
A recolha seletiva é um dos destinos possíveis dos resíduos sólidos urbanos (RSU) e consiste na separação dos resíduos por categorias. O destino destes resíduos é a reciclagem.
A recolha seletiva é feita nos:
Ecopontos – um conjunto de três a quatro contentores, cada um com uma determinada cor, onde colocamos, separadamente, os vários tipos de resíduos.
Contentor Amarelo (embalão) – plástico e metal;
Contentor Azul (papelão) – papel e cartão;
Contentor Verde (vidrão) – vidro;
Contentor Vermelho (pilhão) – pilhas.
Há ainda ecopontos que têm dois contentores adicionais: um destinado aos resíduos orgânicos
(onde são colocados resíduos alimentares e embalagens com restos de produtos orgânicos como, por exemplo, garrafas com óleo, embalagens de manteiga, etc.) e outro destinado aos resíduos indiferenciados (como, por exemplo, lâmpadas, objetos em cerâmica, etc.).
Ecocentros – parques amplos, com contentores de grandes dimensões, destinados a receber separadamente diversos materiais para posterior tratamento e/ou reciclagem. Estes locais, para além de receberem o que os ecopontos recebem, podem ainda servir de depósito a eletrodomésticos, madeiras, entulhos, pneus, "monstros" domésticos, óleos, etc.
Política ou regra dos 3 R's
A política dos 3 R's – reduzir, reutilizar e reciclar – foi definida pela União Europeia e tem como principal objetivo permitir uma gestão corretã e equilibrada dos resíduos.
Reduzir – implica evitar todas as ações que gerem resíduos desnecessários. A melhor forma de minimizar os efeitos negativos dos resíduos no ambiente consiste em diminuir a sua produção.
Reutilizar – consiste em utilizar um produto mais do que uma vez, quer para o mesmo fim que foi concebido quer para outro.
Reciclar – consiste em recolher e transformar um resíduo de modo a originar um novo produto que possa ser novamente