Natureza
1-Qual a importância do subsistema normativo e de intermediação para a economia de um pais? A importância do subsistema normativo é que ele regulamenta e fiscaliza o mercado financeiro. Fazem parte desse sistema:
O Conselho Monetário Nacional – CMN;Banco Central – BACEN;Comissão de Valores Mobiliários - CVM;Superintendência de Seguros Privados – SUSEP
Secretaria de Previdência Complementar – SPC
Integram também esse subsistema, na condição de agentes especiais responsáveis por algumas atribuições do Governo Federal: o Banco do Brasil S.A., o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e a Caixa Econômica Federal – CEF. Como agentes do Governo Federal, essas atuam como instrumento de política monetária e integram o sistema normativo. Como bancos comerciais e de desenvolvimento fazem parte do subsistema de intermediação, de caráter operativo. Por isso quando abordarmos o subsistema de intermediação falaremos dessas instituições.
O subsistema de intermediação e instituições auxiliares é constituído pelos intermediadores financeiros que recebem o dinheiro dos poupadores, repassando-o aos tomadores, e por outras instituições que auxiliam o Sistema Financeiro, como as bolsas de valores e as bolsas de mercadoria e de futuros.Dentre as instituições que operam como intermediadores de recursos, há algumas com características diferenciadas. São as chamadas de agentes especiais - Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social por exercerem também algumas atribuições de interesse do Governo Federal.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil é uma sociedade econômica de economia mista, cujo o controle acionário é exercido pela União. Suas funções básicas são: Agente Financeiro do Governo Federal, Banco Comercial e Banco de Investimento e Desenvolvimento. 1. Como Agente Financeiro do Governo Federal recebe os títulos e as rendas federais, depósitos compulsórios e voluntários das