natureza
Como a ativação de receptores M2 no coração causa bradicardia?
O receptor M2 esta acoplado a proteina Gi , que quando ativada leva a redução da produção de AMPc por inibição da Adenilil ciclase. Com a redução das concentrações plasmaticas de AMPc, há redução consequente da concentração de PKA ativa. A PKA atua fosforilando os canais de cálcio regulados por voltagem tipo L neste musculo, aumentado sua atividade, e consequentemente a entrada de ions cálcio. O Ca+2 é responsável pela contração muscular e por parte do potêncial de despolarização local, juntamente com o Na+ e o K+. Reduzindo a entrada de íons cálcio a redução da força contrátil. E a redução da frequência cardiaca se dá, principalmente, pela abertura dos canais de K+ pela subunidade da proteína G βγ, ocasionando a hiperpolarização celular resultando em bradicardia.A farmacologia é sem dúvida umas das principais ferramentas para profissionais da área de saúde, ou em sentido mais amplo, para todos os profissionais que necessitam ou lidam diretamente e indiretamente com fármacos e medicamentos. A compreensão do modo com o qual os fármacos agem no organismo é de fundamental importância para o melhor emprego dos medicamentos.
Em sua fundamentação, a farmacologia compreende o entendimento histórico, propriedades físico-químicas, composição, bioquímica, efeitos fisiológicos, mecanismo de ação, absorção, distribuição, biltra afirmação, excreção e terapêutica, relacionados a substâncias químicas que conseguem alterar a função normal do organismo humano.
Atualmente a farmacologia é subdividida em vários ramos, essa classificação é feita com base na evolução das técnicas e métodos farmacológicos. Dentre as subdivisões, destaque maior pode ser dado para a Farmacologia Básica, Farmacodinâmica, Farmacocinética e Farmacologia Clinica.
Na farmacologia básica são estudados os conceitos gerais de ação dos fármacos, com isso, são vistos os aspectos