natureza
Maíra Baumgarten
1.
Natureza, trabalho e conhecimento são conceitos essenciais para
pensar o ser humano. Como ser vivente o homem integra a natureza possuindo com ela uma relação de parte com o todo. Ser humano é fazer parte da natureza. Por outro lado, o homem, como ser vivo consciente de si e de seu entorno, como ser social exerce sobre a natureza uma ação deliberada visando satisfazer suas necessidades. Nessa ação (o ser humano) emprega suas qualidades naturais (força vital) opondo-se à matéria da natureza, modificando-a. Poder-se-ia, assim, definir o trabalho humano como a ação do homem (parte) sobre a natureza (todo), que tem como pressuposto a consciência (conhecimento). Todo trabalho é ação consciente, parte de um objetivo - satisfação de carências - e evolui de acordo com um plano. A história das carências humanas e das trocas que as mesmas originam entre o homem e seu meio natural e social é o eixo em torno do qual gira o processo de conhecimento humano, cuja expressão atual vem sendo denominada tecnociência.
Nessa perspectiva, as relações entre natureza, sociedade, ciência e técnica são permanentemente construídas. No desenvolvimento histórico processo geral de naturalização/humanização (hibridação) - forças simultaneamente naturais e sociais conformam o conhecimento do humano, que é, ao mesmo tempo, sujeito e objeto na busca pela compreensão da natureza e da sociedade as quais integra.
2
2.
A ciência e sua história encontram-se profundamente imbricadas com
a perspectiva humana sobre a natureza e com as formas assumidas pelas relações entre os homens e desses com a natureza na produção de sua vida.
Uma nova relação com a natureza acompanha o declínio das sociedades tradicionais predominantemente agrárias e a estruturação de um modo de produção social cuja base é constituída pelo comércio e pela indústria. A natureza deixa de ser reconhecida como uma potência por si,
como