TESTE
Toxicidade dos ácidos: HCl; HNO₃, H₂SO₄, H₂S, HCN.
ÁCIDOS:
HCl (Ácido Clorídrico)
O Ácido Clorídrico é um líquido, de incolor a ligeiramente amarelo a temperatura ambiente. Muito corrosivo, a inalação do vapor pode causar ferimentos sérios, a ingestão pode ser fatal. O líquido pode causar danos à pele e aos olhos.
Exposição aos olhos: causa irritação rígida de olhos e pálpebras. Se o ácido não for rapidamente retirado por meio de lavagem com água, pode haver um demorado ou permanente dano visual, ou ainda, perda total da visão. Contato com a pele: Corrosivo a pele e pode causar severas queimaduras se não for removido por meio de lavagem com água. Contato repetido pode levar ao desenvolvimento de dermatites.
Ingestão e Inalação: Este produto causa severas queimaduras às membranas da boca, esôfago e estômago. Irritação rigorosa da via respiratória superior, resultando em tosse, sensação de engasgo e de queimaduras da garganta. Se inalado intensamente, pode ocorrer edema nos pulmões.
HNO₃ (Ácido Nítrico)
O Ácido Nítrico é corrosivo, enérgico oxidante que causa sérias irritações na pele, olhos e vias respiratórias.
O Ácido Nítrico é muito corrosivo para pele, olhos, aparelho digestivo e trato respiratório. Os fumos e vapores de ácido nítrico podem se constituir numa mistura de óxidos de nitrogênio quando reagindo com materiais metálicos ou compostos orgânicos. Os óxidos de nitrogênio resultantes destas reações químicas, particularmente o dióxido de nitrogênio, quando aspirados em maiores concentrações, causam dificuldades respiratória, edema agudo de pulmão, perda da consciência, podendo levar à morte.
A inalação de