natureza e sociedade
Introdução
“A partir dos 4 anos é preciso educar as crianças para a curiosidade”
Sabe-se que a educação infantil, são espaços favorecidos para aprender-ensinar porque é neste local que as crianças colhem suas primeiras impressões do viver. Compreender os conjuntos de fenomenos naturais, sociais e culturais, mas se faz necessário que elas aprendam a preservá-lo, percebam que o homem faz parte da natureza e a interaçao com o meio natural e social que vivem, fazendo perguntas e procuranso respostas ás suas indagacoes e questoes. Desde a creche, o contato físico com elementos como a terra, a água e o sol esta presentes .Diversos temas podem ser trabalhados com as crianças com: as histórias, heróis, castelos, animais dentre outros. É necessário ter cuidado ao trabalhar determinados conteúdos, ao elaborar as atividades, porém muitas vezes os temas não ganham a profundidade nem a importância e cuidado necessário e acabam por não oferecer a construção de conhecimento das crianças, deixando de valorizar até mesmo o que elas já sabem.
A capacidade de observação e a curiosidade são características que devem ser constantemente desenvolvidas nas crianças para que elas questionem os "como" e os "por quês" dos fenômenos do mundo.
Na hora de avaliar o que os pequenos aprenderam é muito importante manter o foco nas conquistas de cada criança. Não se deve comparar as aprendizagens do João às da Maria como se fossem iguais. Na pré-escola, o desenvolvimento se dá em ritmos diferentes para cada um e isso deve ser valorizado. Vale recuperar nos registros quais conhecimentos essas crianças tinham quando chegaram da creche ou sinalizar quando o primeiro contato delas com a escola foi aos 4 anos, já na pré-escola.
Presença dos conhecimentos sobre natureza e sociedade na educação infantil:
Ideias e praticas
Conhecer diferentes culturas, respeitar (e valorizar) a diversidade - diferenças étnicas, culturais e sociais - dentro e fora