Naturalismo
Colégio da Policia Militar
Série: 2º ano
Naturalismo
Naturalismo
Introdução
Após o movimento do Realismo, que se limitava a retratar o homem em interação com o seu meio social, surge no Brasil o Naturalismo, que tinha como principal característica o emprego de temas voltados para a análise do comportamento patológico do ser humano. Essa nova escola literária baseava-se na observação fiel e científica da realidade, de forma bastante objetiva e detalhada, e também na experiência do indivíduo que, para os autores, era determinada pelo seu ambiente e hereditariedade. Os naturalistas acreditavam que o indivíduo é mero produto da hereditariedade e seu comportamento é fruto do meio em que vive e sobre o qual age.
A perspectiva evolucionista de Charles Darwin inspirava os naturalistas, esses acreditavam ser a seleção natural que impulsionava a transformação das espécies.
Assim, predomina nesse tipo de romance o instinto, o fisiológico e o natural, retratando a agressividade, a violência, o erotismo como elementos que compõem a personalidade humana.
Caracteristicas
- determinismo: o homem é visto como produto do meio, privado de livre-arbítrio, à mercê de forças incontroláveis.
- O mundo pode ser explicado através das forças da natureza;
- O ser humano está condicionado às suas características biológicas (hereditariedade) e ao meio social em que vive;
- Forte influência do evolucionismo de Charles Darwin;
- A realidade é mostrada através de uma forma científica (influência do positivismo);
- Ocorre muito o uso de descrições de ambientes e de pessoas;
- Linguagem é coloquial; - Objetivismo científico;
Além das características já citadas, o Naturalismo era tido como uma espécie de radicalização do Realismo, oposto ao Romantismo e firmado na prosa. O romance naturalista, de