natura
Ensino Médio Politécnico
Trabalho de Literatura
Nome: Marina Piovesan
Turma: 103
Disciplina: Literatura
Tema: Poema Lírico
Erechim, 11 de junho de 2014
Classificação Poesia Lírica
Diferentemente da poesia ética (na qual um narrador conta uma história) e da poesia dramática (gênero que incluem todas as peças teatrais em versos e são os personagens que falam, e não o poeta), na poesia lírica o poeta fala diretamente ao leitor, representando os sentimentos, estado de espírito e percepções dele ou dela. A maioria da poesia lírica é feita em rimas, embora como em toda regra, existam exceções.
Classificação Poesia Satírica
A literatura medieval portuguesa testemunha uma vocação satírica cultivada desde os cancioneiros primitivos até a poesia palaciana. Na lírica trovadoresca galego-portuguesa, as cantigas de escárnio e maldizer, visando com freqüência certas personagens como jograis, soldaduras, clérigos, fidalgos, plebeus nobilitados, satirizam certos aspetos da vida da corte, circunstâncias políticas, situações anedóticas e picarescas que apresentam uma ridicularizarão do amor cortês. Menos licenciosa, a poesia satírica do Cancioneiro Geral, assumindo também a sátira à sociedade do tempo, moteja costumes, indumentárias, constrangimentos da vida da corte; assume, freqüentemente, uma postura antiexpansionista; denuncia a desordem social e apresenta num ataque às damas, o reverso do amor cortês, privilegiando as composições coletivas de tom jocoso.
Gênero lírico
A principal característica do gênero em questão é a subjetividade. Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.
Cultuado desde os tempos da Antiguidade, era representado pelo canto, forma pela qual as composições poéticas eram apresentadas, acompanhadas do som de uma lira – um instrumento musical