556664
PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO
PROFESSORA - Maria
Levítico – o livro que fala da santidade de Deus
O Livro de Levítico é o terceiro livro de Moisés e está no centro da Tora , ou seja o culto está no centro da vida de Israel. O livro começa com a expressão “ê chamo a” e o tema fundamental é a santidade de Deus. A grande questão é como Israel podia se relacionar com o Deus santo dentro da aliança que Israel tinha com Deus.
A primeira parte vai tratar da questão da regulamentação dos sacrifícios.
O livro parece em um primeiro momento sem atrativos. Mas não se pode entender o NT e o sentido da obra de Cristo sem se dar a devida atenção ao livro de Levítico.
E importante dar a atenção ao fato que o livro começa com uma seqüência. A palavra Ê. É uma continuação do Êxodo. É como se fosse um manual de instrução cúltica. Ele regulamentava e orientava como se deveria entrar em comunhão com Deus. Foi escrito para o povo, não para o sacerdote. Isso traz uma idéia que o povo conhecia a forma de se realizar o culto e podia por assim dizer “cobrar” dos sacerdotes uma fiel representação da congregação. Apesar do sacerdote representar o povo, o povo participava de forma direta desse processo, não era uma participação alienada. Aqui eles percebiam o quanto era sério o distanciamento de Deus, o sacrifício tinha que ser bem feito, isso mostrava desde pequenininho uma criança via que o salário do pecado era a morte. A morte de um animal que estava próximo dele estava relacionado com o pecado. A seriedade do que estava acontecendo era representado de forma pública, muito bem estruturada, marcando a separação do homem de Deus por causa do pecado. Eles eram uma sociedade agropecuária então ofereciam o que fazia parte do seu mundo, como por exemplo hoje oferecemos dinheiro.Eles sabiam o que o sacerdote estava fazendo lá. Eles entendiam o que acontecia. E inclusive eles tinham que participar individualmente do sacrifício.