Natura - Mercado de Capitais
Setor
Higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
Histórico
Em 1969, uma pequena loja de cosméticos abriu suas portas na rua Oscar Freire, na capital paulista. Com apenas sete funcionários, usou como arma um serviço inédito. Um cartaz na fachada anunciava o seguinte: “Consultoria personalizada em tratamento de beleza.”
A mensagem se revelou uma isca perfeita. As mulheres se aproximavam para conhecer a tal consultoria. Uma vez dentro da loja, eram apresentadas a linha de produtos e faziam a compra. A loja ia tão bem que os proprietários decidiram expandir o negócio, oferecendo tanto a consultoria como os artigos em domicilio. Dessa forma, foi possível multiplicar as vendas sem a necessidade de abrir novas lojas. As mulheres contratadas para o serviço não foram denominadas vendedoras, e sim consultoras.
Hoje é a maior empresa de cosméticos da América Latina com mais de 350 mil consultoras.
Principais produtos
Linha Chronos. Natura Ekos, Mamãe Bebe, Natura Única, Faces de Natura, Natura Todo Dia, Sou.
Análise Macro econômica O Brasil encerrou o ano com inflação em alta. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apontou inflação média anual de 5,74%. Com os preços em trajetória ascendente, a confiança do brasileiro na economia nacional também diminuiu. Nos últimos anos, as facilidades para a concessão de créditos pessoais acarretaram aumento no endividamento das famílias.
Esse contexto levou à retração de crédito ao consumidor em 2013, o que afetou o mercado varejista.
Segundo dados do Banco Central divulgados no início deste ano, a taxa média de juros cobrada do consumidor fechou 2013 em 38% ao ano, alta de 4,1 pontos percentuais ante a que foi registrada no ano anterior. O aumento (referente ao crédito concedido a pessoas físicas com os chamados recursos livres) é superior ao da Selic no ano passado (alta de 2,75 pontos percentuais) e maior do que a taxa de captação dos bancos, que ficou em 3,9% em 2013.