Natura cosmeticos balanços patrimoniais levantados em 31 de dezembro de 2010
“A filosofia grega nasceu procurando desenvolver o Logos em contraste com os Mitos”. Procure estabelecer o sentido de Logos e Mito, citando dois exemplos de Mito: um como “narrativa” e o outro como “arquétipo”, simbólicos.
A filosofia procura saber e explicar a realidade com razão e lógica, o mito não explica racionalmente a realidade, ele interpreta o mundo de forma emocional.
Ex.: Narrativa: Adão e Eva e varias versões sobre a criação do mundo.
Arquétipo: Propaganda do cigarro, Lady Gaga.
2 – Quanto à natureza humana, de onde se origina os mitos? E quais são as suas principais funções e características?
Se originam da afetividade e das emoções humana, sentimentos suas principais funções são Dogmático e coletivismo, não precisa explicar a realidade mas a adaptação psicologicamente do homem ao mundo. Suas principais características são: O fato de ser dogmático(aceitar como verdade absoluta sem contestação) e Coletivismo.
3 – Para Roland Barthes, filosofo francês, o mito hoje organiza um mundo sem contradições, porque não tem profundidade; um mundo de uma clareza feliz, que possa ser compreendido por todos sem maiores esforços reflexivos. Nesse sentido, fale sobre os três mecanismos que hoje são muito utilizados para a fabricação dos mitos modernos: IDENTIFICAÇAO, QUANTIFICAÇAO DA QUALIDADE E CONSTATAÇÃO.
IDENTIFICAÇÃO: É um processo que opera a anulação do outro, e promove a nossa identificação unicamente com seus traços desejáveis, identificamo-nos apenas com o que percebemos como sendo suas qualidades, ou seja, beleza, sofisticação, bondade e etc....
QUALIDADE E CONSTATAÇÃO: Reduz a qualidade a uma determinada quantidade, é muito comum em filmes, espetáculos, shows e exposições. O que importa para transformá-lo em mito, é o quanto foi gasto em sua produção ou o grande numero de pessoas que assistiu atestando a qualidade do evento. Certas profissões como as ligadas ao futebol e ao show business: profissões